Usuários do Xbox estão sendo banidos por usar emuladores


Punições aplicadas pela empresa Microsoft podem ser permanentes em alguns casos.

A Microsoft começou a banir temporariamente contas de jogadores que utilizam aplicativos de emulação de jogos nos consoles Xbox. As suspensões aplicadas podem ser de 15 dias ou, em alguns casos, permanentes. Em abril, a Microsoft começou a banir o acesso por meio do "Modo Varejo", ou "Retail Mode", do Xbox série X e séries S, que são conhecidos por serem "ótimos consoles" para emular jogos de PlayStation 1, PlayStation 2 e Game Cube e até do Xbox original, dentre outros aparelhos antigos.

"Nossas ações são baseadas em uma política de longa data sobre conteúdo distribuído para a Store para garantir o alinhamento com nossas políticas da Microsoft Store. De acordo com (a política) 10.13.10, os produtos que emulam um sistema de jogo ou plataforma de jogo não são permitidos em nenhuma família de dispositivos", disse a Microsoft na ocasião.

Cerco fechado

Agora, porém, tudo indica que o Modo Varejo do Series X e do Series S está "oficialmente morto", uma vez que a Microsoft intensificou a onda de banimentos, a ponto de os próprios desenvolvedores de emuladores alertarem usuários em fóruns para banir o quanto antes os aplicativos que permitem rodar jogos de outros consoles nos aparelhos da Microsoft.


Em um servidor do Discord chamado Xbox Emulation Hub, o usuário GoldenSky disse que ele e sua equipe estão encerrando “interrompendo toda e qualquer emulação no Modo Varejo, permanentemente“. O post foi deletado posteriormente, mas compartilhado no Twitter por um YouTuber chamador Hikikomori Media.