Sobre Leonardo Interactive
Leonardo Interactive é uma premiada editora de videogames, com sede em Roma, que possui uma série de produções e publicações de títulos premiados disponíveis em todas as plataformas convencionais.
Criando seus títulos para o mercado nos formatos digital e físico, a Leonardo Interactive acumulou uma série de sucessos como Dry Drowning e Willy Morgan and the Curse of Bone Town.
Seus próximos lançamentos são Temperia: Soul of Majestic, Shattered Heaven, Simon The Sorcerer Origins e Daymare: 1994 Sandcastle.
Confira a entrevista .
não esqueça de ativar a legenda.
Entrevista Escrita
Sou o produtor executivo da empresa e estamos aqui para Shattered, Daymare: 1994 e Castle e Simon the Sorcerer.
Como é o processo de desenvolvimento para o seu do início ao fim deste jogo e todas as etapas pelas quais você passou, qual é a sua parte para o jogo?
Eu como produtor para editoras ou não desenvolvimento estou dentro de todo o processo deste tipo de jogos,
mas é diferente entre o acordo que encontramos com os desenvolvedores.
Por exemplo, se falamos sobre Daymare, nós crescemos com Milestone, tomamos decisões juntos com os desenvolvedores sobre o que melhorar e o que não.
Mas você sabe que existem muitos, muitos, muitos, precisam de muito tempo.
Então é difícil dizer mesmo porque este é um projeto que leva três anos e estou na empresa há 2 anos.
Então não posso dizer o que aconteceu antes, se falamos, por exemplo, Shuttle Devon.
Shadow Devon é nossa produção interna porque temos a Leonardo Interactive para publicação e a Leonardo Production para desenvolvimento.
E se falamos sobre isso, começamos com o GDD, documento de design de jogo, ou melhor, começamos com a pré-produção.
Temos uma idéia, entendemos se a idéia é razoável, é lucrativa e então encontramos as pessoas certas que podem dar luz à nossa idéia.
Depois disso, depois de nosso estudo de marketing, definimos nosso GDD com o diretor de jogo e então seguimos o GDD e é necessário.
É óbvio que este processo leva um ou dois anos.
Então, tomamos muitas decisões durante esses anos e todas as vezes que achamos que temos que mudar alguma coisa, estão o produtor, o diretor do jogo.
E o outro papel que fala entre eles.
E então eu falo com o diretor do jogo como produtor e tento mitigar a situação entre a gestão e o desenvolvimento, certo?
Quantas pessoas estão trabalhando com você em cada jogo?
Como editora indie, somos cerca de 10 pessoas.
Obviamente, depende da produção. Por exemplo, algumas dessas também é uma grande produção, são mais de 50 desenvolvedores.
Então podemos dizer de entre desenvolvedor e editora 60 pessoas.
Mas para um estilhaçado 15 pessoas sobre isso.
Então do editor 5 do desenvolvimento.
Como você faz OK, como você faz o plano para este próximo lançamento, certo isso.
Se falamos sobre os jogos que já temos, por exemplo, uma de nossas IP como Simon the Sorcerer.
Quando temos que escolher quando lançar o jogo, observamos muitas, muitas coisas.
Por exemplo, 2023 estava cheio de bons jogos, então foi realmente difícil descobrir onde se lançar o jogo porque, você sabe, se os AAA saem, os AAA levam toda a audiência e é difícil colocar uma luz nesse jogo.
Se estamos falando em um dos jogos que estamos começando a produzir agora quando estamos em pré-produção, tentamos encontrar a tendência e o momento corretos para esse tipo de jogo.
Por exemplo, na verdade estamos começando um novo jogo que leva 2 anos para produção e tentamos antecipar que tipo de tendência encontraremos em 2026 e depois construir o jogo exatamente do que as pessoas podem precisar em 2026,
Certo, sobre os recursos online e como fica a questão do multiplataforma?
Todos os jogos, apenas um ou outro.
Isso é difícil porque multiplataforma é algo que poderia ser muito muito caro se o jogo não foi programado assim desde o início.
E somos realmente uma editora, então é difícil falar sobre multiplataforma, mas não antes, não agora, não para o jogo, porque se você procurar a mesma fonte, a mesma fonte estará disponível para todas as plataformas.
Quando falo sobre multiplataforma, refiro-me a jogos multiplayer, nos quais você pode jogar de uma plataforma para outra.
Na verdade, não publicamos nenhum jogo multiplayer e esse é um dos principais problemas, é por isso que não publicamos jogos multiplayer.
Mas estamos procurando por um jogo multiplayer e, claro, quando começarmos a trabalhar nele, buscaremos um jogo multiplataforma cross-platform.
Como é o processo de testes para você, para a equipe, em cada jogo?
A Leonardo Interactive cresceu muito, muito nestes anos.
Pense que começamos há 3 anos e tínhamos um QA interno, mas depois de alguns produtos decidimos que precisávamos de um QA mais profissional, porque, por exemplo, nossos títulos ficaram muito grandes.
Não poderíamos cuidar disso internamente, não poderíamos cuidar de todos os jogos sozinhos com o QA interno.
Então, temos uma empresa que pode cuidar de nossos produtos, é um parceiro agora, porque trabalhamos com ele por um tempo e continuamos trabalhando em outros jogos.
Então, gerenciamos esta situação terceirizada com esta empresa.
Qual é o papel do produtor na promoção e marketing para o nosso novo jogo?
posso dizer minha opinião, mas cada produtor tem uma empresa diferente e cada empresa tem objetivos diferentes.
No meu caso, sou uma editora indie. Então, tenho muitas, muitas tarefas e cuido dessas tarefas com o diretor de marketing e até com o CEO,
porque temos um CEO que realmente cuida não só da nossa empresa, mas até do mercado italiano, porque realmente queremos destacar o mercado italiano.
Então, quando temos que tomar nossas decisões, conversamos juntos, eu, o diretor de marketing e quando analisamos os números, porque no final das contas somos uma editora, sabe, temos que estudar a viabilidade da situação.
Conversamos com o CEO e dizemos: OK, existe esta situação.
Temos que escolher entre isso, aquilo e aquilo outro.
Vamos tomar a decisão correta juntos.
E agora, algo mais pessoal.
Você tem algum jogo favorito entre os que você publicou aqui como editora?
Eu estava falando sobre os jogos que publiquei com a Leonardo.
Sim, aquele que você jogou e gostou mais que os outros. Os outros jogos são meus. Seus jogos, mas de qual você mais gosta de jogar?
Eu gosto de jogar RPG, este é provavelmente um problema para mim porque também sou colecionador, então minha casa está cheia de coisas que às vezes nem consigo experimentar, mas sabe, cresci com Final Fantasy e Breath of Fire.
Claro que RPG.
Se tiver que escolher um, provavelmente diria Xenogears e se tiver que escolher um dos produtos que publicamos, por enquanto posso dizer Shattered Hope, provavelmente, mas acho que alguns dos próximos também poderão ser muito bons para os meus padrões.
muito obrigado.
Foi realmente um prazer.